segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Terremoto em Natal

Hoje um terremoto (sim, isso mesmo! terremoto, abalo sísmico, earthquake, como quiserem chamar) atingiu o RN. O tremor teve como epicentro a cidade de João Câmara, perto daqui de Natal, mas o tremor foi sentido aqui também. Calma que a foto ao lado não foi daqui não, já que parece que o tremor na cidade foi de quase 4 graus na escala Richter, mas chegou espalhar um certo terror na população. Muita gente assustada, coisas caindo, tipo cena de filme, né? Hehehe!

Mas o engraçado é que todos sentiram, menos a minha família! @.@" Eu tava dormindo, mas meus pais tavam acordados, e não perceberam! Enquanto os vizinhos estão o dia todo falando das experiências que passaram com o terremoto aqui e ali, um monte de gente comentando...
Minha mãe falou que foi no quarto saber se eu tinha sentido, e eu tava dormindo com a mão no chão até, e nem acordei. o_o" Eu tava sonhando que eu tava esquiando, isso sim! Agora terremoto que nada! Segundo o Alê, já estamos treinando para o Japão. xD~

Eu já sabia de histórico de tremores aqui no Rio Grande do Norte, quando entrei pra universidade, em 2006. Durante as aulas de física (mecânica clássica) o pessooal comentou algo sobre registro de atividade sísmica na tal cidade de João Câmara a vários anos atrás... E como isso na época chamou a atenção da universidade de Brasília... Enfim, mas nunca tinha ouvido falar de terremoto, ainda mais aqui em Natal. Mas sempre tem a primeira vez, né? Pena que eu não senti... Ou será que foi sorte? Será que eu ia ficar nervosa? Sempre imaginei como reagiria a uma situação dessas... o_o" Mas falaram que provavelmente teremos mais (esse já é o segundo essa semana! Parece que o primeiro foi esse sábado mas só atingiu João Câmara, o de hoje foi o primeiro a atingir Natal). Espero que não seja grande para não corrermos riscos!


-----------------------------------------------------------------------------
Algumas notícias sobre o terremoto de hoje:

Dois tremores atingem o Rio Grande do Norte em 72 horas
O epicentro dos abalos foi o município de João Câmara, distante 70 quilômetros da capital potiguar.

Em um intervalo de 72 horas, a terra tremeu duas vezes no Rio Grande do Norte. O terremoto mais recente ocorreu no início desta tarde (11) e foi sentido em toda região da Grande Natal. O tremor atingiu 4,3 graus na escala Richter. Antes desse, na tarde do último sábado, a terra também havia tremido, atingindo 2,5 na escala Richter. Os dados são do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O epicentro dos abalos foi o município de João Câmara, distante 70 quilômetros da capital potiguar.

O professor de Sismologia da UFRN, Joaquim Ferreira, alertou que o terremoto desta tarde aponta para a possibilidade de um "enxame sísmico". "Houve um sábado e este no começo da tarde, que já está confirmadíssimo. É bem provável que ocorram outros, desencadeando o que chamamos de enxame sísmico", falou o professor.

Os terremotos já trouxeram medidas emergenciais dos órgãos públicos. A governadora Wilma de Faria (PSB) anunciou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil irão se reunir para avaliar os possíveis danos provocados pelos tremores.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) convocou as secretarias que integram a Defesa Civil para traçar um plano emergencial, caso os tremores voltem a se ocorrer.


Novo tremor de terra atinge o Rio Grande do Norte

Um tremor de terra atingiu hoje (11), o Rio Grande do Norte por volta das 14 horas, no horário de Brasíia. O abalo teve maior intensidade no município de João Câmara, no agreste potiguar, distante 73 quilômetros de Natal, onde o fenômeno também pôde ser sentido. O terremoto é o segundo ocorrido na região desde sábado (9).

De acordo com o laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a intensidade do evento foi de aproximadamente 3.8 graus na escala Richter.

Este é o quarto abalo sísmico deste ano na região. O primeiro foi no Ceará, e os outros três no Rio Grande do Norte. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, os tremores de terra estão dentro da normalidade, considerando que os eventos são comuns na região.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Norte, Marta Geísa Silva, apesar do abalo ter sido sentido em vários lugares da cidade de Natal, ainda não foi constatado nenhum prejuízo grave em decorrência do tremor de terra.

-----------------------------------------------------------------------------
E algumas dicas e orientações para os prevenidos ;D :

Procedimentos de emergência em terremotos

É bom lembrar, em primeiro lugar, que sobrevivência não depende de sorte.
A pessoa pode sobreviver a um terremoto e reduzir seus prejuízos simplesmente por se tornar cientes dos riscos existentes e tornar algumas precauções básicas.
Planeje com antecedência as medidas que você e sua família deverão tomar e caso de terremoto. A leitura deste guia poderá lhe orientar a respeito.

1- Fique calmo e proteja-se

(1) Proteja-se de baixo da escrivaninha, mesa ou cama mais próxima.
· Procure se proteger em baixo de uma escrivaninha ou mesa resistente.
· Cubra a cabeça com uma almofada ou travesseiro.

Cuidado*
Em geral, um grande terremoto provoca a queda da mobília e outros objetos. Por isso, é importante proteger a cabeça.

(2) Assegure o acesso a uma saída.
· Ao perceber a ocorrência de um terremoto, abra imediatamente uma porta para garantir uma rota de fuga após o abalo sísmico.

(3) Não corra para a rua.
· Normalmente um terremoto intenso termina em aproximadamente um minuto.
· Busque abrigo na própria sala em que você se encontra e fique no mesmo lugar ate o fim do terremoto.

Cuidado*
Um terremoto pode empenar as portas, impedindo sua abertura. Os escombros que caem, como vidros e placas dos prédios, são um grande perigo para quem se encontra na rua durante um terremoto.

2- Elimine qualquer tipo de risco de incêndio

(1) Num terremoto, apague imediatamente qualquer fogo.
· Apague aquecedores, bicos de gás, etc. logo que começar o terremoto.
· Desligue a tomada de qualquer aparelho elétrico e feche as válvulas de gás. (o tipo de aquecedor a querosene recomendado é o que se desliga automaticamente no inicio de um terremoto)
Cuidado* Os aquecedores foram os maiores responsáveis pelos incêndios que se seguiram ao abalo sísmico de alto-mar em Kushiro, em 1993.

(2) Extinga qualquer principio de incêndio.
· Apague o fogo com água ou extintores.
· Grite Kaji (incêndio) para alertar os vizinhos e chamar por socorro.

3- Evite passar por becos, ruas com muros, rochedos ou margens de rio

· Não fique embaixo da beira do telhado de casas ou edifícios, pois telhas, concreto, vidro ou outros materiais poderão cair em você.
· Evite ficar próximo de rochedos e margens de rios, pois o chão poderá ceder,causando desmoronamento.

4- Maneiras de buscar refúgio

(1) Busque refúgio a pé,com um mínimo de pertences.
· Vá para a área de salvamento a pé.
· Vista uma roupa confortável e folgada.
· Leve consigo,numa mochila,apenas os objetos de uso pessoal mais necessários.

Cuidado* Não vá de carro para a área de salvamento. Os veículos provocam engarrafamentos capazes de retardar a chegada das viaturas de emergência.

(2) Tsunami (invasão violenta das águas causadas por maremoto)
· Quem mora perto de praia deve buscar refúgio em terreno elevado tão longa sinta um forte abalo sísmico (magnitude acima de 4 graus) ou um tremor fraco mas prolongado.
· Acompanhe o noticiário de rádio relacionado à ocorrência de tsunami.

(3) Afaste-se de encostas de montanhas e rochedos.
· Normalmente ocorrem desmoronamentos logo após um terremoto.

5-Obtenha a informação correta

· Não dê ouvidos a rumores. Acompanhe o noticiário do rádio ou televisão.
· Siga as instruções emitidas por órgão oficiais, como o governo de sua localidade, corpo de bombeiros ou polícia.
· Use o telefone só em casos de emergência ou necessidade. Ligações ao corpo de bombeiros só para obter informações sobre a catástrofe provocam transtorno em suas operações.

Cuidado* Os rumores se espalham rapidamente após um grande terremoto. Não dê atenção a eles.

6-Coopere na prestação dos primeiros socorros

· Junte-se a outras pessoas e preste os primeiros socorros a quem tenha sofrido ferimentos leves.

7-Como proceder ao dirigir

· Estacione imediatamente o carro na margem da rua ou num terreno baldio e desligue o motor.
· Ouça o noticiário de rádio.
· Siga as instruções da policia.
· Busque refúgio a pé, deixando a chave no carro.

Cuidado* É difícil controlar a direção do carro durante um terremoto- como se um de seus pneus estivesse furado.

-----------------------------------------------------------------------------

É isso! Espero que as informações sejam úteis!
Abraços!

1 comentários:

QuelFL disse...

Noossa...E na noite anterior vc me mandou sms comentando da passagem para o Japão!!!Aiaiai... MeOo DeuSS!!! Concordo com o Alê, estão treinando para ir ao Japão.

Ps. Fiz um comentário no meu post anterior "respondendo" o seu.

Postar um comentário

 

©2009 Entre amigas | Template by TNB and modified by Sarah ^^